domingo, 14 de janeiro de 2007

Conto: Presente de Natal

INTRODUÇAO
Depois de meio século de vida, são tantas as estórias ouvidas, lidas, assistidas, que hoje vou atrever-me a narra-lhes um “Conto Juvenil da Literatura Americana” que infelizmente eu não me recordo o nome do autor .

PRESENTE DE NATAL ( recontado por NiceiaK)

Um dólar e dezoito centavos.
Era tudo o que tinha Emily havia guardado, moeda a moeda, durante vários meses. Emily contou e recontou as moedas. Era véspera de Natal
.Enquanto Emily está chorando sua penúria, deixe-me contar como era a casa onde ela morava. Um pequeno apartamento com uma mobília toda estragada. Por por onde se olhava, havia sinais de pobreza e ainda lhe custava oito dólares por semana de aluguel.
e sem nenhum interesse, observou um gato que andava pela cinzenta cerca de um cinzento quintal.
Amanhã será Natal e ela tem somente $ 1.18 para comprar um presente para seu marido Bob, cujo salário semanal era vinte dólares e as despesas cresciam além do esperado, como sempre.
Ela passou várias horas planejando comprar algo bonito , algo fino e raro, algo digno de ser dado e possuído por Bob.
De repente Emily, se virou para o estreito espelho. Seus olhos brilharam e sua face tornou-se ligeiramente pálida. Soltou seus longos cabelos deixando-os caírem ao longo de seus ombros.
Agora ela tinha duas coisas que ela e Bob sentiam grande apreço. Um era o relógio de ouro que havia sido do pai dele e antes de seu avô. A outra era o cabelo de Emily que agora caia feito cascata pelos ombros e chegava até seus joelhos.
Rapidamente, ela os penteou prendendo-os no alto da cabeça, enquanto uma lágrima aparecia em seus olhos.Ela vestiu seu velho casaco e seu velho chapéu e com os olhos brilhando, saltou de seu quarto, rumo as escadas e ganhou a rua, em busca de Madame’s Hair, que costumava comprar cabelos de todos os tipos e tamanhos.
Subiu a escada que levava ao segundo andar e perguntou:
- “A senhora compraria meu cabelo?”
-“Deixe-me ver, tire seu chapéu, por favor.”
Emily removeu seu chapéu e deixou seus longos cabelos caírem sobre os ombros .
-“Vinte dólares disse a mulher, sentindo os sedosos fios em suas experientes mãos”.
-“Negócio fechado” disse Emily.
Nas próximas duas horas Emily se manteve ocupada olhando as vitrines em busca de um presente para Bob.Finalmente ela encontrou o que seria perfeito para Bob. Uma corrente platinada que combinava em tudo com o relógio de Bob, em qualidade e beleza. E custava vinte e um dólares,Emily correu até sua casa a procura de seu $ 1.18 dólar, para completar a compra.
Mais tarde, quando Emily, voltou ao apartamento e diante do espelho, observava seu novo visual. Seu cabelo ficou o mais curto possível. Mais calma, e mais razoável, dizia a si mesma: “E se Bob não gostar de meu cabelo curto?” “E se ele me achar parecida com uma garotinha”“Mas o que fazer com $1.18 dolares?”.
Já era 7 horas da noite e o jantar estava quase pronto. Bob nunca se atrazava. Com a corrente em suas mãos, ela sentou-se perto da porta esperando por ele. Ela ouviu seus passos, subindo a escada e por um momento , pálida, temeu sua reação.
A porta se abriu e Bob parecia muito sério e pensativo.
Pobre homem tinha apenas 22 anos e todos os encargos de uma família. Ele estava precisando de um novo casaco e não tinha sequer uma luva, para aqueles dias e noites tão frios.
Bob fixou seu olhar em Emily e seu olhar parecia indecifrável e assustador.
Emily correu em sua direção para abraçá-lo.-“Querido não me olhes deste jeito”“Eu cortei e vendi meus cabelos para te comprar um presente de Natal. Eles crescerão rapidamente, não se preocupe”,.“Diga-me “Feliz Natal” e vamos ser felizes.
-“Você nem imagina que belo presente eu comprei para você”.-“Você cortou seus cabelos, não posso entender”.
- “Sim, cortei e agora você não gosta mais de mim? Continuo sendo a mesma”.
- “Eu sei querida, que você o fez por mim e continuo te amando, apesar dos cabelos curtos”.
Bob beija Emily e lhe entrega um pequeno presente. Ambos se abraçam muito felizes.
Emily abre a caixa e vê um jogo de pentes coloridos, que ela há muito tempo desejava.
Mas agora sem seus longos cabelos, como usá-los?
E entre lágrimas e sorrisos disse:- “Bob, meu cabelo vai crescer rapidamente”, disse se desculpando.
Bob ainda não havia visto seu presente, uma bela corrente para seu relógio.Emily entregou-lhe o presente dizendo que havia procurado por toda cidade até encontrar a corrente que ele sempre quis.
-“Dê-me seu relógio eu quero ver como isto ficará nele”.Em vez disso, Bob sentou-se no sofá e pondo as mãos na cabeça sorriu diante dos fatos.
-“Emily, deixe de lado nossos presentes de Natal, pois eu vendi meu relógio para comprar seu presente”.E agora, talvez, você já deve ter a Ceia pronta

Nenhum comentário: