domingo, 14 de janeiro de 2007

Conto: Medieval Times

Medieval Times- "Missa do Galo "
NiceiaK

Já tinha quase dez anos, quando as "mocinhas" da vizinhança me convidaram pela primeira vez a assistir a "Missa do Galo". Nao entendi nada. O que teria a haver galo com missa?
Passei o dia todo pensando que na hora da missa, que seria a meia noite, no altar junto ao padre, teria um galo e que na hora do padre erguer a hóstia para o sacramento , êle , o galo, iria cantar.
As dez horas da noite, comecei a me arrumar sob a luz de lamparina.

Meu vestido, eu me lembro bem, era lilás, em tecido de algodão, bem macio e nesta meia-luz não tinha muita graça. Coloquei meu único par de sapato, um mocassim branco e assim vestida, não via a hora de ir para a missa.
Juntei-me a minhas amigas e fomos para a missa do galo.

Chegamos muito cedo na igreja o que deu tempo para assistir a chegada dos fiéis , que eu , curiosamente, estudava cada detalhe, cada gesto daquela gente.
Sob a luz elétrica meu vestido ficou lindo. A cor lilás , se tornou luminosa,eu fiquei deslumbrada, me achando linda . Logo, logo a Igreja da Matriz ficou lotada, e o Padre deu início:
"Introibo ad altare dei"
e o coroinha respondia:
"ad Dei que letifica juventude mea" "Kyrie eleison"
e por aí ia, toda a missa em latim e grego . Ninguém entendia nada, mas havia uma espiritualidade reinante.
Não havia coral na Igreja, e os cantos eram cantados por nós , assim:
"Louvando a Maria,
de São Gabriel,
ave, ave, ave Maria!
ave, ave, ave, Maria! "
O Sacristão vestido com túnica de cor violeta , passava um saquinho vermelho de veludo, pedindo o dízimo. Os Coroinhas vestidos de túnica branca rendada, , balançando os turibulos, espalhavam um perfumado incenso e estava criada a atmosfera espetacular.
E nada de Galo ou Galinha.

Mais tarde descobri que a Missa do Galo tinha este nome , por causa do primeiro canto do galo que anunciava o nascer do sol.
Essa " missa do galo" é celebrada em Roma, desde o Século V, na Basílica de Santa Maria Maior.
O galo passou a simbolizar a vigilância, fidelidade e testemunho cristão, passando no no século IX , a fazer parte do Campanário das Igrejas.
Saí feliz da Missa do Galo, meio desapontada pela ausência do galo. Percebo que foi aí que comecei a compartilhar o espírito natalino.

Nenhum comentário: